Aula de Arte

Ensino Fundamental 7° série - Cosplay

Cosplay é a abreviação de costume play, palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como representar um personagem a caráter (costume: traje; play: atuar). Uma pessoa se identifica com um personagem da mídia e se veste como ele para mostrar aos outros sua preferência ou semelhança.

Os primeiros cosplayers surgiram em 1939, na cidade de Nova Yorque, nos Estados Unidos, durante a 1ª Worldcon, com público de 185 pessoas.

Em 1980 o Cosplay  ganhou força no Japão. Um famoso designer japonês chamado Nobuyuki Takahashi (1957), visitou os Estados Unidos e conheceu o Masquerade, concurso de fantasias que ainda ocorre durante a Worldcon. Nessa competição, ganha quem se caracterizar melhor como algum personagem de filme de ficção científica.

Takahashi gostou e começou a publicar em diversas revistas do Japão. No entanto os cosplayers japoneses se fantasiam como ícones da cultura pop japonesa: de mangás, de videogames, de animes e de tokusatsus (filmes cinematográficos e seres televisivas japoneses).

Na última década, os concursos de cosplay tornaram-se sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil.

Worldcon: Convenção Mundial de Ficção Científica (convenção que reúne histórias cujos enredos são baseados no desenvolvimento cinetífico).

Fonte: Pougy, Eliana. Todas as artes


0 comentários: