A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA: UM OLHAR POR DÉCADAS

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CIDADE DE LONDRINA: UM OLHAR POR DÉCADAS

Marcos Vinícius

A década de 20 é marcada, pela colonização da região de Londrina, Surgiu a primeira foto da cidade, feito de forma amadora por George Craig Smith, portanto uma prova importante da evolução de Londrina (Figura 1).

Segundo Boni (2004, p. 248), pela foto percebe-se que haviam feito uma espécie de canalização da água com bambus abertos ao meio. Produziu o mais antigo documento iconográfico de Londrina ao fotografar os dois primeiro ranchos de palmito, construídos por eles mesmos para se abrigar das intempéries e dos animais. Na década de 30, Londrina começa a se desenvolver de acordo com as necessidades da época, para isso a Companhia de Terras do Norte do Paraná que era a colonizadora da região, mostrou-se organizada e capacitada para os primeiros desafios da época. Boni (2004, p. 88) diz que,

Para gerar o mínimo de infraestrutura necessária, para receber e impressionar pessoas, bem como facilitar a vida dos que aqui já residiam, a CTNP acabou se transformando numa espécie de grande “empresa” com uma atividade-fim, o empreendimento imobiliário, mas com outras atividades-meio. Como visto, foi ela que iniciou os serviços básicos de infraestrutura, como o planejamento e mapeamento urbano da futura cidade, a abertura de estradas de acesso, a construção de ruas e praças, do primeiro hotel, o sistema de transporte e de comunicação (correios). Foi ela também que implantou os serviços de água, luz, telefonia e assistência médica. Dos serviços de infraestrutura que não abarcava diretamente, participava indiretamente, como a doação de terrenos para a construção de igrejas, escolas, hospitais e até mesmo de clubes de entretenimento ou de serviços.

Na década de 40 surge a telefonia em Londrina, estreitando a comunicação entre as pessoas. Em 1949, dois anos depois da chegada da Telefonia surge o Prédio dos Correios. Nessa mesma época é que os canais de comunicação encurtaram as distâncias, as pessoas podiam marcar um lugar de lazer para se encontrarem, pois nesse período foi construído o Grêmio Literário, primeiro clube social da cidade, local onde eram feitos concursos e grandes bailes. Com todas essas atrações, Londrina não parava de crescer em número de pessoas e não eram poucas as pessoas que ficavam doentes, por isso foi necessária a construção de um hospital que pudesse atender as demandas, foi criada a Santa Casa de Londrina (Figura 3).



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários: