Nascimento da pequena Londres: Londrina

Nascimento da pequena Londres: Londrina

Marcos Vinícius
No início de 1925, nasce o interesse dos ingleses em colonizar o norte do Paraná. Arthur Thomas, então gerente do Sudan Plantations Syndicate, residente em Cartum, capital do Sudão, foi responsável pela implantação do marco primeiro da colonização. Surge, então, a Companhia de Terras Norte do Paraná, sediada em São Paulo que veio para iniciar o processo de desbravamento e colonização da região.
Segundo Suzuki (2003, p. 54), o nome da cidade Londrina – filha de Londres - foi escolhido pelo então presidente da CTNP, Dr. João Domingues Sampaio, que prestou homenagem aos empreendedores ingleses, fazendo referência do local à prestigiosa capital inglesa. A CTNP sabia que não bastava apenas colonizar a região de Londrina, pois seus planos para a cidade eram maiores e mais ousados, sabiam o que queriam e não faltou investimento para que isso se realizasse.
Segundo Boni (2004, p. 88), para gerar o mínimo de infraestrutura necessária para receber e impressionar pessoas, bem como facilitar a vida dos que aqui já residiam, a CTNP acabou se transformando numa espécie de grande “empresa” com uma atividade-fim, o empreendimento imobiliário, mas com outras atividades-meio. Como visto, foi ela que iniciou os serviços básicos de infraestrutura, como o planejamento e mapeamento urbano da futura cidade, a abertura de estradas de acesso, a construção de ruas e praças, do primeiro hotel, o sistema de transporte e de comunicação (correios). Foi ela também que implantou os serviços de água, luz, telefonia e assistência médica. Dos serviços de infraestrutura que não abarcava diretamente, participava indiretamente, como a doação de terrenos para a construção de igrejas, escolas, hospitais e até mesmo de clubes de entretenimento ou de serviços.
Januzzi (2005, pg. 60) diz que:

Entre os anos 40 e 50, a população aumentou 73,26%, uma taxa expressiva comparada com a taxa nacional do mesmo período, e de 25,69%. Todo tipo de negócio prosperava em Londrina: hotéis, pensões, bares, casas comerciais, 45 hotéis e pensões, quatro cinemas, 154 consultórios de profissionais liberais.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários: